terça-feira, 24 de maio de 2011

ATIV 3.2 Ricardo de Castro e Silva

Olá amigos desculpe minha ausência nos dois últimos encontros não estava passando muito bem achei que estava com dengue. Felizmente não foi o caso!Apenas virose do tempo!
Segue a aula que planejei...
TEMA: Ensinando cartografia utilizando o Google Earth
OBJETIVOS:
  1. Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica;
  2. Comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélites e imagens aéreas e tridimensionais.
CONTÉUDOS:
Cartografia;
Localização espacial.
SÉRIE: I Série do Ensino Médio.
TEMPO ESTIMADO: 2 aulas.
MATERIAL DIDÁTICO:
Papel, régua, lápis, computador com acesso a internet,o programa Google Earth  e datashow.
DESENVOLVIMENTO:
Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização.Peça que transfomem a obsercvação num croqui, cuidando para representar as referencias geográficas.
Diante dop computador, divida a turma em grupos e solicite que explorem o site. Explique que o desafio é encntrar, ente os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escoal. Oriente-os a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referencias são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaço tridimensionais com símbolos, legendas e escala especificas.
Hora de visualizar a localização em imagem real. Bra o programa Google Earth e convide a turma a buscaR UMA UIMAGEM DA ESCOLA. Siga o seguinte procedimento: Pergunte aos alunos o que estão vendo? É  a mesma coisa que vêem quando estão caminhando nas ruas?Leve-os a perceber que as imagens aéreas e de sateliites são a real visualização da superfície no plano vertical.
Peça que comparem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e observem o que querem acescentar ou modificar.
AVALIAÇÂO:
Verifique se os alunos compreenderam as diferentes formas de representação da superfície terrestre e e sabem se localizar em umm mapa virtual. Para reforçcar o entendimento, repita a sequencia de atividades com outros pontos significativos e possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolverem a noção de peretencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

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